HISTÓRICO DO LAR GUSTAVO NORDLUND

O Lar Gustavo Nordlund, foi criado em 1955 pelo então missionário sueco, de saudosa memória, Gustavo Nordlund. Tendo sido constituído por fundação em 27 de setembro de 1976, sendo uma entidade sem fins econômicos, com sede no Município de Porto Alegre à Rua Dezenove de Fevereiro, número 426, Bairro Rubem Berta. A associação tem por finalidade amparar a pessoa idosa, independentemente de credo religioso, cor, sexo, proporcionando-lhes moradia, alimentação, vestimenta e assistência médico-hospitalar.

A instituição tem sido mantida pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus e sua diretoria é composta por pessoas que não recebem nenhum tipo de remuneração de sua parte. Contamos com um quadro funcional de profissionais capacitados e qualificados para o trabalho com idoso, fornecendo-lhes atendimento, cuidado e proteção.

O Lar Gustavo Nordlund é uma instituição que tem atravessado gerações, com um legado histórico de 68 (sessenta e oito) anos de prestação de serviços ao idoso, pautados pela qualidade de vida e assistência integral, garantindo os direitos fundamentais, o respeito e dignidade pelo mesmo, reconhecendo o direito à plena cidadania, à independência e privacidade, proporcionando condições que potenciem a sua inclusão social.

Ressaltamos que, vislumbrando a missão desta Instituição, o compromisso firmado com os idosos, desde o momento em que chegam a casa, sejam por meio de um encaminhamento da família, do Serviço Social de hospitais, dos Postos de Saúde ou do Ministério Público, muitos em situação de abandono e vulnerabilidade social, tem realizado o melhor dentro das condições atuais, desde os cuidados básicos de enfermagem à integração da equipe multidisciplinar, composta por médico, enfermeiro, nutricionista, assistente social, fisioterapeuta, educador físico, cuidadores, etc.

São centenas de idosos que passaram em nossa Instituição. Atualmente são mais de 64 (sessenta e quatro) idosos moradores. Uns permanecem por um bom tempo, outros nem tanto, o importante é que aqui eles reconhecem a possibilidade de se ter um novo lar, uma nova família ou mesmo amigos que para além de um atendimento qualificado, oferecer carinho, amor incondicional e a esperança de se viver e enfrentar todos os desafios advindos desta fase da vida.

Neste intuito, a Casa tem sobrevivido e luta diariamente para ser referência municipal, estadual e nacional no atendimento ao idoso, buscando ampliar e aprimorar os serviços prestados para melhor atendê-los.