Nutricionista

Sou Gabriela Baião, Nutricionista, CRN2 6797. Graduada pelo IPA em 2005, com especialização na área de Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela PUCRS. Responsável técnica pela alimentação dos idosos. As atribuições do nutricionista no Lar Gustavo Nordlund, visam promover uma alimentação saudável ao idosos e qualidade de vida, tendo como principais atividades: elaboração de cardápios, controle de boas práticas de fabricação dos alimentos, avaliação e acompanhamento nutricional dos residentes, prescrição e aconselhamento dietético.

 

A casa oferece atendimento nutricional para todos os idosos, todos os dias da semana. São ofertadas 6 refeições ao dia, conforme as necessidades metabólicas e limitações de cada um. As dietas são oferecidas em consistência normal, semi pastosa e pastosa, visando o conforto e a qualidade de vida do idoso, pois muitos apresentam disfagia e mastigação comprometida. As refeições são variadas e adequadas para cada um, tendo assim, dieta para diabetes, hipertensão, obesidade e desnutrição. Nas dietas para pacientes com baixo peso e desnutridos são adicionados suplementos alimentícios, para recuperação do estado nutricional.

São realizadas avaliações nutricionais, onde é avaliado a ingestão da dieta ofertada e a aceitação da mesma pelos idosos, eles também podem sugerir alguma preparação para ser feita, visando o estímulo da memória afetiva e satisfação deles em fazer as refeições. Outra forma de avaliação nutricional realizada é a aplicação da MAN (mini avaliação nutricional) que consiste em um questionário sobre alimentação e avalia o risco de desnutrição.

Também são realizadas avaliações antropométricas, que avaliam o risco metabólico, desnutrição, sarcopenia (perda de massa muscular) e obesidade.

Todas as avaliações são registradas em banco de dados e evoluídas individualmente para o sistema integrado do Lar.